eleições 2020

De aliados a oponentes, Cechin e Pozzobom se enfrentam no 2º turno

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Montagem sobre fotos de Pedro Piegas e Gabriel Haesbaert 

O segundo turno das eleições para a prefeitura vai colocar frente a frente os atuais governistas da cidade. Sergio Cechin (Progressistas), com 26% dos votos, e Jorge Pozzobom (PSDB), com 24%, vão disputar os votos dos 204.282 eleitores santa-marienses em 29 de novembro.

É a segunda vez na história que Santa Maria experimenta o segundo turno de uma eleição municipal, que, em 29 de novembro, colocará os atuais prefeito e vice-prefeito em lados opostos com 33.080 e 35.218 votos, respectivamente.

Ao longo do dia, cerca de 200 metros separavam os dois nomes que encaram uma nova disputa à prefeitura com começo já sacramentado no início da noite deste domingo. Em casa, na Avenida Dores, Cechin. Quase em frente, do outro lado da via, Pozzobom permanecia em um comitê junto ao Hotel Dom Rafael Business.

Dos 21 vereadores eleitos, 9 estreiam e 3 retornam à Câmara

Ambos acompanharam a apuração com familiares e correligionários. O resultado foi divulgado às 22h55min, depois de um imprevisto de duas horas de lentidão no processo de totalização dos votos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo antes de os dois governistas oficializarem suas candidaturas nas convenções partidárias - quando o vice desembarcou do governo e se lançou em uma chapa com o MDB de Francisco Harrisson, e o chefe do Executivo aliou-se a Rodrigo Decimo (PSL) -, a atmosfera de rivalidade já era percebida na cidade. Após o início das campanhas, em 26 de setembro, o cenário entre os dois foi o mais combativo ao longo dos 42 dias, seja nas propagandas eleitorais ou em debates, entrevistas e participação de programas de rádio e TV. 

A apuração das eleições foi marcada por instabilidade no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre 17h40min e 19h30min não houve atualização de dados, com apenas 0,55% das urnas apuradas. O site só voltou a atualizar com 15,7% das urnas contabilizadas e, depois, com o resultado final, por volta de 22h55min. 

_ Só tenho a agradecer pela confiança da população à nossa candidatura. Estamos muito felizes, orgulhosos e confiantes. A nossa coligação trabalhou muito para chegarmos aqui. O trabalho continua agora, e seguimos contando com o apoio de toda a comunidade _ salientou Cechin. 

_ Os santa-marienses fizeram a sua escolha. A nossa campanha foi baseada na verdade, e seguiremos assim no segundo turno porque queremos que Santa Maria siga em frente _ disse Pozzobom.

VOTAÇÃO

O candidato à reeleição Jorge Pozzobom votou por volta de 11h25min na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, Bairro Perpétuo Socorro. Ele chegou acompanhado do vice Rodrigo Décimo (PSL), da esposa, da filha, de candidatos a vereador e de assessores. Pozzobom esperou cerca de 30 minutos na fila até entrar na seção. 

O candidato à prefeitura de Santa Maria pelo Progressistas Sergio Cechin foi o primeiro votar na manhã deste domingo. Ele chegou à Escola Municipal Duque de Caxias por volta das 9h15min. Acompanhado do seu vice, Francisco Harrisson, Cechin cumprimentou os eleitores que estavam no local. 

28,8% DE ABSTENÇÃO

A disputa do pleito de 2020, atravessado pela pandemia do novo coranavírus, que impactou em mudanças como trocas de data, fim da cláusula de barreira, criatividade e readaptações na tentativa de conquistar votos, contou com outros quatro nomes na disputa: Jader Maretoli (Republicanos), Luciano Guerra (PT), Evandro Behr (Cidadania) e Marcelo Bisogno (PDT). A diferença entre o segundo e terceiro colocado foi de 1.237.

Outro número que chama a atenção são os 51.876 votos "sem dono" apontando uma abstenção de 28,8%. Em 2016, foram 17%, em 2018, 20%. Já os brancos totalizaram 6.736, o que significa 4,63%, e nulos 5.744, com 3,95%.

*Colaboraram Janaína Wille, Leonardo Catto e Eduardo Tesch

OS VOTOS POR CANDIDATO

  • Sergio Cechin - 26,4% (35.218 votos)
  • Jorge Pozzobom - 24,8% (33.080 votos)
  • Luciano Guerra - 23,9% (31.843 votos)
  • Jader Maretoli - 9,7% ( 12.901 votos)
  • Marcelo Bisogno - 9,42% (12.515 votos)
  • Evandro Behr - 5,54% (7.369 votos)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dos 21 vereadores eleitos, 10 estreiam e 3 retornam à Câmara Anterior

Dos 21 vereadores eleitos, 10 estreiam e 3 retornam à Câmara

Próximo

Com Cechin e Guerra, direita e esquerda marcam a polarização no 2º turno

Política